terça-feira, 1 de junho de 2010

Terapeuta do Mês - Daniella da Fonte Marroquim

O Gerar inicia neste mês de maio a seção “Terapeuta do Mês”, visando divulgar os trabalhos dos parceiros do Gerar, assim como promover um maior conhecimento dos profissionais que atuam no Espaço. Pra inaugurar a seção, entrevistamos a arteterapeuta e terapeuta Floral Daniella Marroquim.


1) Quem é Daniella Marroquim?

Alguém que acredita que é possível viver em comunidade, respeitando as diferenças e individualidades; procurando o melhor que cada um pode oferecer e buscando no dia-a-dia os presentes que a vida nos dá. Aposto nas coisas simples, porque acredito que são as melhores!!

2) Como e quando você começou a trabalhar com a Arteterapia?

Tudo começou quando me peguei insatisfeita demais com minhas escolhas, faltava alguma coisa. Então conversando com Adrianna,minha irmã, também arteterapeuta, fui me encantando com o relato de suas experiências no curso de formação, o seu entusiasmo era contagiante e emocionante. Assim, resolvi fazer o curso, porque tive a sensação de que era o que eu procurava. E foi exatamente o que aconteceu. Encontrei um caminho onde a arte cria, cura, desvenda, motiva,celebra e promove descobertas para quem se propõe. E isso é lindo!!!! E foi assim o meu primeiro contato com a Arteterapia. E quando me formei vi que aquele foi o pontapé inicial de um caminho mágico, e totalmente meu!

3) Como você percebe a Arteterapia?

A arteterapia funciona como uma grande pescaria, onde existem três elementos principais: VOCÊ, A VARA E O MAR. Você leva sua "isca", que é a vontade de se conhecer melhor. A Vara é representada pela Arte, como um instrumento para pescar sentimentos, emoções...E trazer à tona para serem conhecidos e até transformados, se necessário. O Mar é o subconsciente, com seu mistério, sua magia e sua beleza imensa, mas está ali esperando para ser traduzido, desvendado e pronto para ser explorado.
E nós terapeutas somos facilitadores desta grande viagem, com técnicas, abordagens e "ouvido", porque todas as perguntas e respostas estão com você!!

4) Além de Arteterapia, você trabalha com outras terapias?

Sim, sou terapeuta floral, trabalho com Florais de Bach e Califórnia, e sou muito feliz com isso.

5) Como você começou a utilizar os florais, e m conjunto com a Arteterapia?

Esta oportunidade surgiu através de Telma Buarque, terapeuta floral, que estava com uma proposta de curso muito boa. Ela tem um olhar diferenciado sobre os florais e isso me encantou, e me deu a chance de vê-los mais de perto e saber das suas propriedades e benefícios que não são poucos. A partir deste curso comecei a utilizar os florais nas terapias para quem se propusesse a fazer esta experiência e o resultado é de extrema importância e relevância no processo, altamente mobilizador!! E assim meu trabalho como Arteterapeuta, ganhou um maravilhoso aliado, que comunga com este "buscar", proporcionando uma grande viagem em direção, a si mesmo.

6) Como chegou no Gerar?

Cheguei no Gerar com a proposta de fazer, junto com Adrianna, um grupo para mulheres que se chamava "VENTRE LIVRE". Na verdade ela já conhecia o espaço e tivemos a idéia de levar para lá este projeto. Foi uma boa experiência e teve a duração de quatro meses. Em seguida, surgiu a oportunidade de atender individualmente, e assim foi acontecendo, e minha paixão pela profissão aumentando a cada dia. O Espaço Gerar e as pessoas que o fazem tiveram um papel fundamental, pois é um local onde existem pessoas comprometidas, amorosas, cúmplices, acolhedoras e principalmente profissionais competentes, com o olhar voltado para o bem-estar de quem o procura.
É também um lugar com as portas sempre abertas para os profissionais que comungam das mesmas idéias. E é assim que eu vejo e sinto....