sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Entrevista com Letícia Gomes, a Terapeuta do Mês

Quem é Letícia?
Uma pessoa que busca o encontro verdadeiro consigo mesma, com o outro e com a natureza. A pressa e a superficialidade tão presentes no mundo de hoje, me desvitalizam. Por isso, mesmo tendo muitos compromissos, procuro cultivar um tempo para o silêncio, para conversar com os amigos, para cuidar da saúde da forma mais ampla que possa ser entendida. Aliás, o ser capaz de cuidar e ser cuidado é uma expressão de amor. E no meu percurso de construção profissional e pessoal venho aprendendo muitas coisas e uma delas é a disponibilidade amorosa para o cuidar. Inicialmente fiz magistério e o curso de Letras. Durante oito anos trabalhei com educação infantil, como professora do pré-escolar. A partir dessa enriquecedora experiência com crianças me interessei por arte e saúde. Fui morar em São Paulo e fiz uma formação em pintura com enfoque terapêutico e também a formação em Massoterapia. Trabalhei muito tempo com massagem terapêutica, o que me proporcionou muita sensibilidade de percepção e compreensão do ser humano de forma integrada e não sob uma visão que separa corpo e mente. Nessa perspectiva, ao retornar ao Recife continuei aprofundando e integrando saberes - fiz a formação em Arteterapia e em Psicologia. Acredito na capacidade criativa do ser humano que abre caminhos para o novo, para possibilidades de transformação e construção de uma vida de qualidade.

Como você chegou ao Gerar?
Cheguei ao Gerar num momento de transição e renovação na minha vida profissional. Eu vinha gradativamente reduzindo meus atendimentos com massagem terapêutica, por causa de um problema que havia surgido no meu ombro. Bem... foram sinais da vida que precisei escutar e respeitar. Por outro lado, novas perspectivas se apresentavam. Eu havia concluído o curso de Formação em Arteterapia e estava querendo um espaço para começar a atender. E melhor não poderia ter acontecido! Quando vim conhecer o Gerar, senti uma intensa alegria de quem encontrou o que buscava – um espaço acolhedor, que oferece diferentes terapias com profissionais especializados e onde a atividade de expressão artística está presente. Durante esses últimos quatro anos, percebo cada vez mais o crescimento e fortalecimento do grupo de pessoas que faz o Gerar. É muito bom trabalhar aqui!

Qual a(s) terapia(s) que você oferece no Gerar?
Atualmente, atuo como psicóloga e arteterapeuta, trabalhando com crianças, adolescentes e adultos, em atendimentos individuais. Considero o processo terapêutico através das diversas modalidades expressivas, como pintura, modelagem, colagem etc, um caminho rico de possibilidades. As produções dos pacientes revelam questões subjetivas e inconscientes, que aos poucos podem ser elaboradas. O contato com diversos materiais estimula o fazer e a criatividade, despertando forças de transformação, tão importantes num processo terapêutico. Posso dizer que acompanhar meus pacientes nas suas descobertas de si mesmos, sempre repletas de surpresas, tem sido uma experiência estimulante, desafiadora e muito gratificante.

O que mais você quer compartilhar?
Primeiro quero agradecer a oportunidade de falar sobre um trabalho que acredito e no qual encontro sempre uma vontade renovada de realização. Quero também aproveitar para divulgar um projeto que pretendo iniciar no próximo ano – um grupo terapêutico com adolescentes! Nesse trabalho serão utilizadas dinâmicas de grupo, recursos da arteterapia (pintura, modelagem, colagem, construção, teatralização etc) que possibilitem trabalhar questões inerentes a esse período do desenvolvimento, onde as instabilidades são constantes. Favorecer a expressão do adolescente através da atividade criativa é um caminho para a descoberta de sua singularidade, facilitando o processo de construção da sua identidade. Espero que em Março de 2011 possamos estar começando com um grupo!


e-mail de Letícia: lpg@hotlink.com.br