segunda-feira, 16 de maio de 2011

Profissional do Mês - Magdalene Negromonte

1 - Quem é Magdalene?
Uma pessoa que nasceu respirando arte, sonhando com contos, ouvindo histórias, escrevendo poesia, cuidando dos bichos de estimação e das plantas do quintal de casa.

2 - Você é Arteterapeuta, Contadora de histórias, Acupunturista, Terapeuta Floral... Fala um pouco sobre como cada uma dessas atividades entrou na tua vida e o significado delas pra você.
Bem, sempre tive duas Formações profissionais paralelas: a Educação e a Sáude. Num determinado momento da minha vida profissional vi que ao Contar Histórias para crianças ou profissionais adultos, algo da vida dos ouvintes se assemelhava com as histórias contadas por mim, e aí vinham risos, lágrimas, indignação, envolvimento, repulsa, entre outros tantos sentimentos mobilizados...


Foi então que comecei a Contar Histórias também no Ateliê Arteterapêutico e nos Atendimentos de Acupuntura, por ver que na realidade, ao ouvir as histórias de vida dos clientes, suas queixas, suas conquistas, suas melhoras ou seus sonhos a Arte estava ali presente como também todo o seu corpo, sua energia corporal canalizada ou estagnada com forma de bloqueio.


No meu fazer terapêutico entendo que a maior arte é a arte de nos conhecermos...conhecermos nossas limitações e padrões pessoais ou familiares para superá-los ou modificá-los. Como diz a Medicina Chinesa, enterdermos que nosso corpo é um Microcosmos do planeta, dentro de nós há a energia do fogo, da água, da terra, do metal e da madeira, basta acessar essas energias para fluirmos como um rio...um rio de saúde e plenitude.

3 - Como você conheceu o Gerar e como começou a atender lá?
Conheci o Espaço Gerar quando fiz Oficinas de Argila com uma amiga Arteterapeuta que atendia lá. Então buscava um local com uma identidade no campo da Arteterapia e ao mesmo tempo oferecesse Terapias Integrativas, foi aí que comecei a fazer atendimentos individuais e em grupo e oferecer outros serviços.

4 - Que serviços você oferece no Gerar?
Os atendimentos de Acupuntura que podem ser em Consultório (individual) ou no Ambulatório Social (coletivo), Ateliê Arteterapêutico Individual (crianças, adolescentes, adultos, idosos),
Fitoterapia e orientações nutricionais sob a ótica da Medicina Chinesa para restauração da energia vital, Terapia Floral com os Florais Brasileiros e Florais Quânticos, Consultoria de Feng Shui Habitacional e Empresarial, Supervisão de Projetos nas áreas de Contação de Histórias para a Saúde, Educação e Cultura, Grupo: "Soprando Encantos - sobre a importância educacional, terapêutica e cultural da arte de contar histórias" , Grupo: "O que me fala a Mãe Terra? - sobre o cuidado com o meio ambiente e o planeta através da sabedoria ancestral dos contos"

5 - O que mais acha relevante falar?
Deixo uma reflexão que gosto muito:

"Quando o coração está no caminho certo, sua vida pessoal é então cultivada;
quando a vida pessoal é cultivada, a vida familiar é então regulada;
quando a vida familiar é regulada, a vida nacional está então ordenada;
e quando a vida nacional está ordenada, então há paz no mundo."
(Confúcio - filósofo chinês)