segunda-feira, 7 de novembro de 2011

minicurso ‘Morte e Psicologia Transpessoal – a orientalização do ocidente’

O psicólogo Iraja Neto ministra no dia 26 de novembro (sábado), no Espaço Gerar, em Casa Forte, o minicurso ‘Morte e Psicologia Transpessoal – a orientalização do ocidente’. O encontro, que é voltado para psicólogos, arteterapeutas, artistas, filósofos, médicos e público em geral, acontece pela manhã e à tarde. O investimento para participar é de R$ 60,00. Informações e inscrições: 3268-2143.

“Com o estudo da psique humana abriu-se uma janela para o resgate da espiritualidade no ocidente. No início do século XX, a partir de estudos de relatos de pacientes que sobreviviam a estados de quase morte, o ocidente começa a prestar mais atenção à cultura oriental, concluindo que a morte é um processo implícito à vida, uma vez que na tradição oriental a morte é vivenciada como um ato de criação onde morrer pode ser considerado mais importante que viver (Vida-Morte = Criação), enquanto que na tradição ocidental a morte é considerada como um ato de aniquilação onde vemos uma propagação do medo de morrer (Vida-Morte = Destruição)”, explica Irajá Neto.

A Psicologia Transpessoal, surgida na década de 60, vê o homem como um ser bio-psico-social e cósmico. De acordo com Irajá Neto, em vez do determinismo das ações humanas e da ênfase na consciência normal em estado de vigília, implícitos nos princípios da psicanálise de Freud e na abordagem fisiológica do behaviorismo, a psicologia transpessoal realça os aspectos do chamado inconsciente coletivo e desafia o limite da ciência,abrangendo experiências de expansão temporal e espacial da consciência, como forma de conduzir o indivíduo a estados psíquicos superiores, que o ajudem a superar os condicionamentos do ego e a viver plenamente.

Conteúdo do minicurso ‘Morte e Psicologia Transpessoal – a orientalização do ocidente’
AS PORTAS DA CONSCIÊNCIA
*A Sabedoria Antiga e a Ciência Moderna
*Experiências no Limiar da Morte e Morte Clínica
*Imagens do Além
*A Viagem Póstuma da Alma
*Encontros Rituais com a Morte
*A Morte e o Renascimento na Esquizofrenia e em Estado de Alucinação
*Nova Cartografia da Psique Humana: Matriz Perinatal Básica (MPB)

SERVIÇO:
Minicurso ‘Morte e Psicologia Transpessoal – a orientalização do ocidente’
Data: 26 de novembro de 2011 (sábado)
Hora: 8h às 12h, 14h às 18h
Valor: R$ 60,00
Local: Espaço Gerar – rua marechal Rondon, 348, Casa Forte, Recife. Fones: 3268-2143(Gerar)/ 8754-1126 (Irajá Neto)