segunda-feira, 21 de maio de 2012

'Vivendo ayurvedicamente, um jeito simples de ser e viver', dia 26 de maio


clique na imagem para ampliá-la

O espaço Gerar sedia no próximo dia 26 de maio, das 9h às 17h, a oficina Vivendo ayurvedicamente, um jeito simples de ser e viver , facilitada pela terapeuta ayurvédica Márcia Solange. “A oficina é voltada a todos que desejam não só conhecer esta ciência milenar de auto-conhecimento e auto cura, mas que desejam experimentar um modo simples de viver com saúde e em harmonia com a natureza”, explica a terapeuta. O investimento para participar do encontro é R$ 98,00, incluindo almoço ayurvédico.

A programação inclui automassagem; dicas do uso adequado dos alimentos e suas combinações; utilização de chás, ervas e especiarias; receitas para detonar toxinas(AMA) e melhorar o AGNI (metabolismo);  pranayamas (exercícios de respiração); dicas de como tornar o dia-a-dia simples e saudável (dinacharya), além de oferecer subsídios de autoconhecimento para identificação de doshas e seus desequilíbrios, propondo mudanças de hábitos que proporcione cura e prevenção de doenças, promovendo vitalidade e longevidade.

A facilitadora lembra que é importante os participantes irem com roupas leves e levarem toalhas, roupa de banho ou  short e camiseta (ou top) para prática da automassagem que será um dos pontos fortes do encontro. “A automassagem promove um momento de prazer, de toque, de contato consigo mesmo  e de relaxamento . Já os pranayamas alimentam o sutil, colaborando na mudança de hábitos, e, consequentemente,  na mudança de condicionamentos mentais” .

Durante o evento estarão disponíveis para vendas produtos trazidos da Índia como óleos, ervas, velas, incensos, entre outros.

SERVIÇO
Oficina Vivendo ayurvedicamente , um jeito simples de ser e viver
Data: 26/05/2012
Hora: 9h às 17h
Investimento: R$ 98,00 (incluso almoço ayurvédico)
Local: Gerar Arteterapia e Bem-Estar - Rua Jorge de Albuquerque, 103, Casa Forte ,Recife – PE
Informações e inscrições:  3268-1749(Gerar) / 9606-8979 (Márcia Solange)


Confira breve entrevista com a terapeuta ayurvédica Márcia Solange:


Como você conheceu a Ayurveda?

Procurei a Ayurveda num momento de grande turbulência emocional e doença física. Comecei a estudar e foi uma paixão de primeiro encontro, quanto mais estudo mais me encanto. Há apenas quatro anos a Ayurveda entrou na minha vida e já fez um monte de rebuliços, inclusive uma bela de uma faxina (panchakarma). No inicio foi encantador, em seguida  desafiador, por eu ter que fazer as escolhas no meu dia a dia para tornar possível este jeito simples de viver.


Na prática quais foram as mudanças?

Voltar a comer o mais natural possível de acordo com o meu dosha e observando as combinações , sem os elementos freezer, micro-ondas, enlatados, corantes, industrializados, fast-food e assim por diante. É sempre um desafio a mudança de hábito, por melhor que seja a justificativa ,mesmo que esta seja para a melhora da própria saúde. Mas era preciso tentar, e não só experimentar, mas perseverar .São mudanças simples, bem simples, mas não tão fáceis porque é necessário muita determinação. Com um conjunto de práticas diárias é possível manter a saúde ,tratar doenças, aumentar a vitalidade e promover beleza e longevidade.


Como surgiu a ideia de realizar a oficina Vivendo ayurvedicamente , um jeito simples de ser e viver?

Pensei : este tesouro não pode ficar só em mim é preciso dividi-lo, torna-lo público, um bem comum. Fui até a Índia para conhecer o berço desta ciência milenar. Chegando com tanto conhecimento eu disse: “meu Deus o que vou fazer com tudo isto, não cabe tudo em mim... Como agora torná-lo prático, viável para o cotidiano? Como transmitir de forma mais prática possível, pois as pessoas já têm muita teoria, até mesmo um pouco cansadas de blá-blá-blá? Precisava fazer uma oficina enxuta, onde fosse possível repassar algo viável, simples, acessível para que todos que participassem pudessem ,ao chegar em casa, pôr em prática os aprendizados.