sábado, 6 de outubro de 2012

'Chá de Histórias' no Gerar

clique na imagem para ampliá-la

Narrar e contar histórias é uma arte milenar. Uma arte que acompanha a própria história da humanidade desde tempos imemoriais. Através das histórias, dos mitos, dos contos de tradição oral, dos contos de fada, a humanidade vem se encantando – e se encontrando – num espaço/tempo mítico, no qual se projetam e expressam as suas tradições, os seus sonhos, desejos, emoções, pensamentos, sentimentos, intuições…Despertar e cativar o contador que existe em cada um é o que propõe o Grupo Festivo-Lúdico-Degustativo ‘Chá de Histórias: conte seu conto… e ponha seu ponto!’, que tem início no dia 27 de outubro, das 16h às 18h, no Espaço Gerar, em Casa Forte.

Os encontros serão mensais e são abertos a todos os interessados. O investimento para participar é de R$ 100,00 por mês. “A cada encontro será lançado um fio-tema inspirador para o grupo colher, pescar, intuir, xeretar, investigar e fuçar histórias que nele toquem e vibrem. As histórias serão trazidas para o encontro onde se farão ressoar e reverberar na voz de cada participante no momento da sua contação. Partilharemos as histórias e também deliciosos chás de ervas e acompanhamentos diversos (biscoitos, bolos, salgados, frutas) trazidos por cada participante”, explica a psicóloga, arteterapeuta e contadora de histórias Patrícia Freitas, que facilitará o grupo junto com a psicóloga e estudante de Arteterapia Juliana Florencio.

“O narrador/contador/encantador é um artesanal criador. Criador de história que lhe é íntima, singular e, ao mesmo tempo, coletiva e universal. Narrar/contar/encantar histórias é um ato-criação que possibilita a cada pessoa se reconectar com o que há de mais humano em sua própria dimensão divina e com o que há de mais divino em toda a humanidade”, declara Patrícia, acrescentando que a ideia é degustar um encontro que nos alimente a alma e nos promova bem-estar.

Programação dos encontros em 2012:
- 27 de Outubro – Fio-tema: “A palavra do contador de histórias”
- 24 de Novembro – Fio-tema: “O cuidado: suas histórias e tessituras”
- 15 de dezembro – Fio-tema: “Natal: celebrando nascimentos”

SERVIÇO
Grupo Festivo-Lúdico-Degustativo ‘Chá de Histórias: conte seu conto… e ponha seu ponto!’
Próximo encontro: 27 de outubro
Hora: 16 às 18 horas
Local: Gerar – Arteterapia e Bem-Estar (rua Jorge de Albuquerque, no. 103 Casa Forte, Recife/PE)
Telefone: 3268-1749.
Anfitriãs: Juliana Florêncio (Psicóloga e Arteterapeuta em formação) e Patrícia de Freitas (Psicóloga, Arteterapeuta e Contadora de Histórias)
Investimento: R$ 100, 00 (por encontro)
Vagas: 15 participantes