domingo, 27 de janeiro de 2013

Oficina: Dança Contemporânea – Corpo e Memória, de março a maio de 2013. Aula aberta acontece no dia 19/02

A arteterapeuta e dançarina Valéria Medeiros realiza de março a maio de 2013, no Espaço Gerar, em Casa Forte, a oficina ‘Dança Contemporânea: Corpo e Memória’. A ideia é trabalhar a dança contemporânea a partir dos cinco sentidos, visando desenvolver a consciência corporal dos participantes. Os encontros serão realizados a partir do dia 5 de março, sempre nas terças-feiras, das 19h às 21h. Entretanto, antes do início da oficina, haverá no dia 19 de fevereiro, das 19h às 21h, uma aula aberta aos interessados em conhecer a proposta. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações: 3268-1749.

“A dança é uma das formas de criação e expressão mais antigas da humanidade. Há registros de desenhos com figuras dançando, desde a pré-história. Podemos dizer que o ser humano é uma espécie dançante por natureza. Observamos que crianças bem pequenas, desde a mais tenra idade já se balançam ao ouvir uma música ou um som ritmado, mostrando que é uma atividade espontânea e natural da pessoa e, sendo assim, não há quem não possa ou não saiba dançar”, explica Valéria Medeiros.

Segundo a bailarina, a dança contemporânea, diferente de outros tipos de dança, não se prende a uma técnica específica, oferece a oportunidade de criar uma forma pessoal de se movimentar, sem padrões ou sistemas definidos, onde cada dançarino é respeitado na sua individualidade. Na oficina o objetivo é trabalhar a dança contemporânea a partir dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) numa perspectiva de desenvolver a consciência corporal, proporcionar a descoberta de novas formas de se movimentar e possibilitar o contato com memórias corporais, que serão resignificadas através da dança.
“Iremos experimentar no corpo as sensações provenientes dos sentidos, permitindo que estas nos conectem com questões pessoais que serão transformadas em movimento e dança”, declara.

Valéria Medeiros é arteterapeuta, bailarina, coreógrafa e professora de dança. No momento dá aulas para crianças e adolescentes no Colégio Interativo, no Espaço Endança e na ONG Em Cena Arte e Cidadania. Iniciou a sua prática profissional como professora na academia Studio de Danças, tendo atuado também no Instituto Helena Lubienska e Escola Encontro. Dançou nos grupos Cais do Corpo e Grupo Grial de Dança. Foi Coordenadora Pedagógica nos Festivais de Teatro e de Dança do Recife entre 2003 e 2009. Coreografias recentes incluem o espetáculo infantil “Amanhã é depois! Hoje é brinquedo” da ONG Em Cena Arte e Cidadania e "O Urubu Cor de Rosa", espetáculo de teatro infantil realizado pelo Grupo Scenas. Tem formação superior em Fonoaudiologia e é especialista em psicomotricidade relacional.

Oficina: Dança Contemporânea – Corpo e Memória
Período da oficina: de 05 março a 28 de maio (sempre às terças-feiras das 19h às 21h)
Aula aberta: 19 de fevereiro, das 19h às 21h
Local: Gerar Arteterapia e Bem Estar - Rua Jorge de Albuquerque, 103, Casa Forte, Recife-PE.
Fone:(81) 3268-1749
Público alvo: arteterapeutas, psicólogos, artistas, estudantes e todos que desejem uma melhor consciência de si e do seu corpo.
Investimento: 3 x R$ 120,00