segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

'Oficina: Dança Contemporânea: seu corpo, sua dança', a partir de março/2014 no Gerar



Para a manutenção de uma vida saudável é de fundamental importância que se dê atenção às emoções e ao desejo de viver, o chamado impulso vital. Uma das formas de fazê-lo seria o investimento no movimento corporal, pois movimento é o que caracteriza todo e qualquer ser vivo. A vida está diretamente relacionada ao movimento e, se é assim, o movimento também está relacionado à vida.

A dança é uma das atividades físicas que provocam grande prazer.  Ela é lúdica, aumenta a auto-estima e proporciona relação entre as pessoas, aspecto fundamental para a vida humana. Observamos que crianças bem pequenas se balançam ao ouvir uma música ou um som ritmado, mostrando que é uma atividade espontânea e natural da pessoa e, sendo assim, não há quem não possa ou não saiba dançar.

A dança contemporânea, diferente de outros tipos de dança, não se prende a uma técnica específica, ela oferece a oportunidade de criar uma forma pessoal de se movimentar, sem padrões ou sistemas definidos, onde cada dançarino é respeitado na sua individualidade.

A oficina “Dança Contemporânea: Seu Corpo Sua Dança” propõe trabalhar a improvisação e a criação em dança a partir de estímulos diversos, como imagens, sons, histórias, elementos da natureza, na busca da dança de cada um. Nesse trabalho, a partir de exercícios, dinâmicas e brincadeiras, cada participante será encorajado a descobrir sua própria forma de se movimentar e assim se conhecer melhor. É a partir do autoconhecimento que somos capazes de conduzir melhor as nossas escolhas e sermos mais felizes.

Valéria Medeiros é Arteterapeuta, bailarina, coreógrafa e professora de dança, no momento dá aulas para crianças e adolescentes no Espaço Endança e na ONG Em Cena Arte e Cidadania. Iniciou a sua prática profissional como professora na academia Studio de Danças, tendo atuado também no Instituto Helena Lubienska e Escola Encontro. Foi Coordenadora Pedagógica nos Festivais de Teatro e de Dança do Recife entre 2003 e 2009. Coreografias recentes incluem o espetáculo infantil “Amanhã é depois! Hoje é brinquedo”, “Disse Me Dança” da ONG Em Cena Arte e Cidadania e "O Urubu Cor de Rosa", espetáculo de teatro infantil realizado pelo Grupo Scenas. Tem formação superior em Fonoaudiologia e é especialista em psicomotricidade relacional. Dançou nos grupos Cais do Corpo e Grupo Grial de Dança.

Oficina: Dança Contemporânea: Seu Corpo, Sua Dança
Quando: de março a novembro de 2014. Sempre às terças-feiras das 19h às 21h.
Onde: Gerar Arteterapia e Bem Estar
Facilitadora: Valéria Medeiros
Público alvo: arteterapeutas, psicólogos, artistas, estudantes e todos que desejem uma melhor consciência de si e do seu corpo