sexta-feira, 28 de março de 2014

Oficina de Teatro para Crianças a partir de 14 de abril no Gerar

Para criançada que adora teatro e quer experimentar a sensação de ser ator ou atriz, uma ótima opção é o curso de teatro infantil que a Hipérion Escola de Arte inicia no dia 14 de abril no Espaço Gerar, em Casa Forte. Para participar, basta ter entre 7 e 12 anos de idade. As aulas serão realizadas toda segunda-feira, das 14h às 17h, no período de oito meses, e serão facilitadas pela professora Renata Lima, graduada em Artes Cênicas pela UFPE, com especialização em Literatura Brasileira.

Os alunos que participam do curso trabalham técnicas envolvendo aspectos como concentração, espontaneidade, criatividade e responsabilidade. De acordo com o diretor da Hipérion, Wilson Almeida, tudo isso faz com que a criança ganhe autoconfiança: “A desenvoltura que adquirem no curso trará conseqüências benéficas na vida do futuro adulto. Saber falar em público e estar bem preparado para trabalhar em grupo são aspectos importantíssimos para a vida profissional de qualquer pessoa”, ressalta.

Os jogos teatrais terão como base os estudos de Olga Reverbel, Ricardo Japiassu e Viola Spolin. “A fase dos sete aos 12 anos é o estágio em que a principal realização da criança é aprender habilidades. Ela emprega demasiada energia em tudo que lhe interessa. O professor, nesta etapa, é um estimulador das potencialidades dos alunos, para que possam desenvolver os sentimentos de competência e de domínio em relação às atividades propostas”. O curso culminará com a apresentação de uma montagem teatral.

SERVIÇO
Oficina de Teatro para crianças
Faixa Etária: 07 aos 12 anos.
Início: 14 de Abril
Horário: Toda segunda-feira, das 14h às 17h
Duração: 8 meses
Investimento: matrícula R$ 100,00/ mensalidade: R$ 100,00
Professora: Renata Lima, graduada em artes cênicas pela UFPE com especialização em Literatura Brasileira.
Local: Gerar Arteterapia e Bem-Estar – Rua Jorge de Albuquerque, 103, Casa Forte, Recife/PE
Telefones: (81) 3268.1749/ 8722.6801 (Oi)/ 9543.8345(Tim)

Saiba mais sobre a oficina!

Objetivos
Introduzir os alunos à linguagem cênica através de jogos teatrais, a fim de desenvolver o relacionamento, a espontaneidade, a imaginação, a observação e a percepção dos mesmos.

Objetivos Específicos
- Estimular auto-estima e respeito ao próximo;
- Conhecer e vivenciar o universo teatral;
- Incentivar o relacionamento grupal;
- Estimular processos cognitivos e sensitivos dos participantes;
- Estimular o talento artístico da criança ressaltando a representação intuitiva ao comunicar;
- Desenvolver confiança e auto-estima;
- Melhorar a comunicação com e sem palavras;
- Aumentar a atenção e a concentração;
- Ajudar as crianças que estão aprendendo a decodificar palavras na aprendizagem da Leitura;
- Incentivar as participações de crianças defensivas e tímidas;
- Incrementar habilidades de audição de forma não penosa e motivadora tanto para alunos como
professores.

Conteúdo
Jogos teatrais com base nos estudos de Olga Reverbel, Ricardo Japiassu e Viola Spolin.

Os Jogos Teatrais
Os jogos teatrais foram originalmente concebidos por Viola Spolin para ensinar técnicas teatrais para jovens, estudantes,escritores,diretores e técnicos,sem se constituírem em lições de como fazer .Por meio do jogo e de soluções de problemas ,técnicas teatrais ,disciplinas e convenções são absorvidas organicamente ,naturalmente e sem esforço pelos alunos.Jogos teatrais são ao mesmo tempo um simples divertimento e exercícios teatrais que transcendem ambas as disciplinas para formar a base de uma abordagem alternativa para o Ensino/aprendizagem

Metodologia
Este plano destina-se a turma do curso de iniciação teatral da Hipérion Escola de Artes, formada por alunos na faixa etária dos 7 aos 12 anos. Denominada como a ‘Quarta idade’ por Eric Erikson e como a ‘Fase de Latência’ por Freud, o período que compreende dos 7 aos 12 anos é o estágio em que a principal realização é aprender habilidades. A criança emprega demasiada energia em tudo que lhe desperta o interesse. O professor nesta etapa entra como um estimulador das potencialidades dos alunos, para que possam desenvolver os sentimentos de competência e de domínio em relação às atividades propostas.

As linhas teóricas que serão contempladas nesse módulo são as de Olga Reverbel, Ricardo Japiassu e Viola Spolin.

Os jogos de Olga Reverbel são o resultado de uma pesquisa no campo do Teatro na Educação, realizada no Laboratório de Atividades de Expressão, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período de quatro anos. São jogos que também englobam as Artes Plásticas, a Música e a Dança.

O trabalho de Ricardo Japiassu foi desenvolvido no ano de 1998, em uma escola da rede pública estadual de ensino em São Paulo, com o objetivo de desenvolver um método para o ensino do teatro através de jogos teatrais.

Nos Estados Unidos, Viola Spolin desenvolveu a teatralização de jogos tradicionais infantis no grupo de Neva Boyd, nas primeiras décadas do século XX. O objetivo era enfatizar, no desenvolvimento de atividades lúdicas tradicionais infantis, alguns de seus aspectos originais de teatralidade.

O jogo, tão defendido por esses e outros teóricos e arte-educadores de teatro, lança um desafio ao aluno quando são estabelecidas as regras e o mesmo precisa encontrar uma resposta(as) cênica para o ‘problema’.

Assim, os alunos vão entrando no universo teatral de uma maneira prazerosa e, aos poucos, começam a ter consciência do seu corpo no espaço, da possibilidade vocal, da necessidade do trabalho em grupo, entre outras coisas.

A avaliação será realizada a partir da resposta de cada aluno ao processo. Não se procura aqui reprovar ou aprovar, mas compreender o processo individual dos mesmos, respeitando suas personalidades. Cada aluno terá um caderno onde deixará suas impressões sobre cada aula. Este caderno será socializado no início da aula, para que todos possam expor suas opiniões.