quarta-feira, 18 de março de 2015

A Arteterapia como caminho criativo de cura



Por Luciana Rabelo
(midialunar@gmail.com)

Uma das terapias que mais vêm se sobressaindo nos últimos anos no Brasil é a Arteterapia, terapêutica que se utiliza de instrumentos artísticos como canal expressivo, promovendo autoconhecimento e cura.

A Arteterapia possibilita que o participante experimente diversos materiais – pintura, colagem , desenho, modelagem, tecelagem, dança, poesia, música, contos, teatro etc. – e se expresse livremente, sem nenhuma preocupação estética. Dessa forma, através das criações o participante entra em contato com emoções guardadas no inconsciente, podendo trazê-las à consciência, através dos símbolos contidos nas produções criativas.

A arteterapeuta Ângela Philippini lembra que para Jung “os indivíduos, no curso natural de suas vidas, em seus processos de autoconhecimento e transformação, são orientados por símbolos. Estes emanam do self, centro de saúde, equilíbrio e harmonia, representando para cada um o potencial mais pleno, a totalidade da psique e a essência de cada um. Na vida, o self, através de seus símbolos, precisa ser reconhecido, compreendido e respeitado”.

“O caminho criativo em Arteterapia tem o propósito de concretizar, dar forma e materialidade ao que é intangível, difuso, desconhecido ou reprimido. Sonhos, conflitos, desejos, afetos, energia psíquica que é bloqueada e precisa liberar-se e fluir, ganhar concretude e poder plasmar e configurar símbolos, que, assim, cumprem sua função de comunicar, estruturar, transformar e transcender,” explica Philippini.

A Arteterapia está fundamentada em modelos teóricos distintos (Gestalt, Transpessoal, Antroposofia, Ludoterapia e Psicanálise), mas encontra sua fundamentação mais abrangente na Psicologia Junguiana. Os atendimentos arteterapêuticos acontecem de forma individual ou em grupo e podem ser vivenciados por qualquer pessoa.

No Brasil, os psiquiatras Ulisses Pernambucano e Nise da Silveira foram os pioneiros no uso terapêutico da arte. Atualmente, já consolidada com o nome de Arteterapia, esta terapia está presente em praticamente todos os estados brasileiros.

Pernambuco conta com dois cursos de Formação e com a Associação Pernambucana de Arteterapia (ARTE-PE). Diversos espaços oferecem a Arteterapia, sendo o Gerar um dos pioneiros.

Conheça alguns dos arteterapeutas que atuam no Gerar:

Daniella da Fonte Marroquim
Enidja Acosta
Letícia Pereira Gomes
Patrícia Freitas
Patrícia Mello