domingo, 8 de agosto de 2010

Transgerações - Dois Dedos de Prosa e Poesia

A poetisa e psicoterapeuta do Gerar Josefina Campos, em parceria com seu pai, o contador de ‘causos’ Arlindo Campos, lançaram dia 7 de agosto, no Gerar, o livro ‘Transgerações - Dois dedos de prosa e poesia’. A publicação, editada pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), foi patrocinada pelo Programa Cultura da Gente 2010, do Banco do Nordeste do Brasil S/A.

“Estou assumindo a tarefa especial de editar este livro em dois capítulos distintos — Poesia e Prosa — no intuito de demonstrar dois sentidos criativos, literalmente: primeiro, são construções de pai e filha, duas gerações diferentes, baseadas em valores instituídos em cada época — herdados ou em mutação. Depois, o estilo dos causos retratados é caracteristicamente social, buscando, de forma extrovertida e irreverente, denunciar tabus e socializar uma crítica aos falsos costumes, enquanto os poemas correspondem a uma abordagem intimista, mesmo que nas observações de cunho social”, declara Josefina no prefácio do livro.

“Escutadas, anotadas e escritas ao meu modo, a começar dos idos anos de ginásio e colégio — desde os tempos em que se criava em meio às diversas classes os maiores tabus e preconceitos quando o assunto se prendia a sexo, morte ou diferenças socioculturais —, as piadas e anedotas (de domínio público) que constituem este trabalho dizem bem do povo que, aos poucos, enfrentando a hipocrisia e a pseudomoralidade, levou ao ostracismo o conceito do que era isso a que se chamou um dia palavrão (...) Procuremos dar as nossas gargalhadas para desopilar o fígado intoxicado por tanta seriedade dos mascarados deste infinito Carnaval em que vivemos”, convida Arlindo Campos, 88 anos.

Na apresentação do livro, o cordelista José Honório da Silva relata: “Há tempo sei de sua intenção em tornar público os escritos do seu velho pai, Arlindo, vontade esta que agora toma fôlego e se torna realidade, mas ganhando outra dimensão, uma vez que integra um volume em que a poesia lírica da filha se mistura à compilação satírica paterna. Se os versos são frutos da reflexão sobre a existência e as relações do homem consigo mesmo, com seus semelhantes, com a natureza e com o transcendental, os causos aqui recontados refletem a preocupação de registro da sabedoria popular, o reconhecimento da força criativa do povo expressa de forma muitas vezes ácida, cruel, mas não por isso menos humana”.

Quem desejar obter o livro, que custa R$ 16,00, deve entrar em contato com a autora pelo fone:
8832-9306 (Josefina Campos)